Formação Educadores Menstruais

A formação em Educação Menstrual tem como proposta oferecer uma compreensão aprofundada sobre o tema, para garantir uma adequada atuação do(a) profissional no projeto Menstruação sem Tabu, que promove oficinas de educação menstrual em escolas e outras instituições.

Alguns dos temas abordados durante a formação são: a história da menstruação; a origem dos tabus e da ideia de nojo que envolve o sangue menstrual; as diferentes perspectivas culturais sobre o tema; a medicalização da menstruação e as práticas de resistência; o que é a pobreza menstrual e seus impactos; como funciona a educação menstrual, desde uma perspectiva emancipadora; como trabalhar a educação menstrual na formação de meninos e homens; educação menstrual interseccional e inclusiva; ferramentas lúdicas e pedagógicas para trabalhar o tema; informações sobre a anatomia do corpo feminino e menstruante e do ciclo menstrual; as mudanças físicas, mentais e emocionais ligadas ao ciclo e como são percebidas em sociedade; a higiene menstrual e o autocuidado; sexualidade e contracepção; dentre outros assuntos.

A formação acontece em formato online, com encontros semanais de três horas de duração, totalizando 30 horas de carga horária. Ao fim da formação o(a) educador(a) precisará apresentar uma sequência didática a ser implementada. A partir da aprovação da sequência didática, como contrapartida à formação, o(a) profissional deverá aplicar o conteúdo a um grupo de pessoas e entregar um relatório sobre o trabalho desempenhado. Aprovado o relatório, o(a) educador(a) estará apto(a) a atuar dentro do projeto de forma remunerada.

Para participar da formação é necessário ter ensino superior completo e afinidade com a temática; também é desejável ter experiência em lecionar. A formação não se limita a mulheres — qualquer gênero pode participar.

Nossa primeira turma teve início em agosto de 2025, com doze profissionais das cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Cataguases, Ouro Preto, Campinas, São Paulo, Mossoró e Boa Vista.

Se você tiver interesse em participar de futuras edições da formação em Educação Menstrual ou deseja levar a formação para sua comunidade, entre em contato.

Primeira Turma de Educadoras Menstruais

Gabriela Porto de Carvalho
Gabriela Porto de Carvalho – Ouro Preto (MG)
Estudante do quarto período de medicina na UFOP. Presidente da Liga de Saúde da Mulher e integrante do projeto de extensão sobre dignidade menstrual orientado pela profª Patrícia Abreu.
Aline Maia
Aline Maia – Barbacena (MG)
Professora de Geografia. Especialista em Didática e Trabalho Docente. Diretora Estadual do Sind-UTE MG e conselheira do ConsFundeb-MG. Militante do Movimento Brasil Popular.
Letícia Fernandes
Letícia Fernandes – Campinas (SP)
Educadora menstrual, terapeuta de ginecologia natural, doula e instrutora de yoga com foco no sistema nervoso feminino e manejo do estresse.
Fernanda Montalvão
Fernanda Montalvão – Juiz de Fora (MG)
Esteticista, terapeuta integrativa e fundadora da Casa de Mãe (2021), espaço dedicado a rodas de conversa e atendimentos voltados à saúde da mulher.
Clara Medeiros
Clara Medeiros – Ouro Preto (MG)
Aluna do 4º período da Escola de Medicina da UFOP. Atua em projeto de extensão sobre dignidade menstrual, promovendo diálogo sensível e acolhedor nas escolas.
Eloyza Tolentino
Eloyza Tolentino – Mossoró (RN)
Antropóloga. Pesquisadora da menstruação e das políticas públicas a partir das relações corpo-território e dos feminismos comunitários. Atua também com fotografia e espiritualidade afro-brasileira.
Giselle Pereira
Giselle Pereira – Osasco (SP)
Jornalista e terapeuta integrativa. Experiência em comunicação sindical e movimentos sociais, com foco em raça, gênero e diversidade.
Isabel Prado
Isabel Prado – Ouro Preto (MG)
Enfermeira, mestra em Saúde Coletiva e doutoranda na Fiocruz RJ. Pesquisadora da menstruação e terapeuta integrativa.
Joselice Timote
Joselice Timote – Cataguases (MG)
Educadora com 28 anos de experiência. Atua com oficinas de educação menstrual para estudantes do Ensino Fundamental II.
Luciana Leitão Justino
Luciana Leitão Justino – Cataguases (MG)
Bióloga e mestra em Ecologia. Professora de Ciências, desenvolve projetos ligados à natureza, horta escolar e sustentabilidade.
Nilhian de Almeida
Nilhian de Almeida – Juiz de Fora (MG)
Bióloga e mestre em comportamento animal. Professora da rede pública e pesquisadora da formação docente em educação menstrual.