Quem Somos
Menstruação Sem Tabu é uma iniciativa da professora doutora Janaina Morais, em colaboração com a ONG Vertente Solidária, contando com o apoio de colaboradores individuais, da empresa NetRosas, da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), da Libbs Farmacêutica, e da empresa Cimec para sua realização.
Janaina Morais é artista visual, antropóloga, educadora e terapeuta menstrual, Doutora em Ciências Sociais pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil (PPGCSO-UFJF, 2021), com foco em Antropologia da Menstruação.
Há 15 anos pesquisa temas como gênero, corpo, sexualidade, arte, feminismos, política, saúde, ginecologia autônoma, emoções, cura, experiência, educação, sangue e menstruação, compartilhando seus conhecimentos por meio de publicações, vivências, cursos, oficinas, aulas e rodas.
Desde 2016, trabalha com Educação Menstrual, oferecendo cursos, consultorias e criando conteúdos e materiais didáticos que envolvam o tema, seja por iniciativa própria ou a convite de alguma instituição. Atualmente desenvolve o projeto “Menstruação sem Tabu” em parceria com a ONG Vertente Solidária, além de ser pesquisadora de pós-doutorado no Labjor/Unicamp, desenvolvendo a pesquisa “Educação Menstrual nas escolas: impactos e desafios na promoção da dignidade menstrual”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com etapa de investigação no México, vinculada à Universidad Autónoma Metropolitana.
A ONG Vertente Solidária é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de Direito Privado e atividades voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, educacional, cultural, tecnológico, ambiental e humano, com atuação no território brasileiro, tendo como sede e foro a cidade de Barbacena, estado de Minas Gerais. Fundada em 2001, teve importantes serviços prestados à área ambiental de Barbacena por vários anos e ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA), com o qual firmou convênios para a execução do Programa em Barbacena e região. Atualmente, desenvolve dois projetos: o “Esperançar” que completa este ano quatro anos de existência, facilitando suporte pedagógico às crianças em situação de vulnerabilidade social; e o projeto “Menstruação sem Tabu”, que oferece oficinas de educação menstrual em escolas e outras instituições.